Calls for Applications

RFA: Apoio às inovações financeiras de um Prestador de Serviços Financeiros e de uma Fintech na Guiné-Bissau para melhorar a inclusão financeira

  • July 29, 2021

  • Calls for Applications

Summary

UNCDF facilita o acesso ao capital público e privado para às populações mais pobres dos 46 países menos desenvolvidos do mundo. No âmbito do seu mandato de disponibilização de instrumentos de capital e de investimento, o UNCDF propõe modelos de financiamento doo "último kilometro" para desbloquear recursos públicos e privados, incluindo ao nível nacional, para reduzir a pobreza e incentivar o desenvolvimento económico local.

O UNCDF baseia-se em três modelos de financiamento: 1) economias digitais inclusivas, que ligam indivíduos, famílias e pequenas empresas a ecossistemas financeiros que catalisam na participação na economia local e fornecem ferramentas para superar a pobreza e gerir as vidas financeiras; 2) financiamento para o desenvolvimento local, que permite aos municípios impulsionar a expansão económica local e o desenvolvimento sustentável através da descentralização fiscal, do financiamento municipal inovador e do financiamento de projetos estruturados; e 3) financiamento de investimentos, que proporciona estruturação financeira catalítica, redução de riscos e implantação de investimentos para fomentar o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a mobilização de recursos a nível nacional.

A estratégia digital do UNCDF, "Não deixar ninguém para trás na Era Digital", é o resultado de mais de uma década de experiência em finanças digitais na África, na Ásia e no Pacífico. O UNCDF considera que tirar o máximo partido da inclusão financeira digital, em apoio aos ODS, está em consonância com o seu objetivo de promover as economias digitais inclusivas. Pretendemos capacitar milhões de pessoas até 2024, para que possam utilizar diariamente serviços que beneficiam da inovação e da tecnologia. A inclusão continua no centro da estratégia digital do UNCDF. O UNCDF coloca especial ênfase nas pessoas marginalizadas, nas pequenas e médias empresas (PME), nas mulheres e na juventude, nos segmentos de clientes que muitas vezes são excluídos e privados de inovações financeiras e tecnológicas devido às normas e estatutos sociais ou aos seus rendimentos e capacidades limitados. O UNCDF coloca a capacitação destes segmentos de clientes no centro das suas iniciativas inovadoras de desenvolvimento de serviços em vários sectores.

Para participar na capacitação das populações marginalizadas na Guiné-Bissau e reduzir a pobreza, o UNCDF e o PNUD lançam este convite à apresentação de projectos para que se identifiquem dois parceiros capazes de melhorar a inclusão financeira no país. Estes dois parceiros terão como objetivo de oferecer serviços financeiros inovadores para melhorar o acesso equitativo ao sistema financeiro aos grupos mais vulneráveis; PME, mulheres e jovens. Estes produtos devem ser adaptados às necessidades dos clientes-alvo e estar acessíveis ao maior número possível de produtos.

Para o Eixo 1, o UNCDF e o PNUD pretendem apoiar um provedor de serviços financeiros (PSF) já bem estabelecido no país para desenvolver um novo produto digital adaptado (conta, poupança, crédito) às necessidades das populações marginalizadas. Este produto deve ser económico e acessível aos jovens, às mulheres e aos empresários.

Para o Eixo 2, o UNCDF e o PNUD pretendem apoiar uma Fintech na ampliação de uma das suas soluções digitais inovadoras e de alto impacto no país inteiro. Esta solução já deve estar disponível e oferecer oportunidades de empoderamento económico para uma grande parte da população, em particular as mulheres, os jovens e as PME.

Os candidatos podem candidatar-se a apenas um dos dois eixos acima referidos.

Os produtos desenvolvidos/dimensionados terão de estar disponíveis ao nível nacional.

O prestador de serviços financeiros (Eixo 1) já deve estar estabelecido no país e ter 3 anos de experiência, se possível, com os mesmos objetivos que o projeto.

A Fintech (Eixo 2) deve ter 3 anos de experiência e ter uma solução que possa ser rapidamente ampliada na Guiné-Bissau. Prestadores de serviços estabelecidos fora do país podem candidatar-se, se demonstrarem uma vontade e um plano já estabelecido da sua capacidade de se estabelecerem rapidamente na Guiné-Bissau e um conhecimento do contexto.

O UNCDF prestará uma subvenção e uma assistência técnica aos dois prestadores selecionados. Os candidatos selecionados assinarão um acordo baseado no desempenho (PBA) com o UNCDF. O modelo de PBA é disponível para consulta no site desta convocatória.

As contribuições do UNCDF podem variar entre USD 75.000 (para o Eixo 2) e USD 150.000 (para o Eixo 1), dependendo do nível de prontidão para o investimento e do potencial de expansão da solução proposta.

Os candidatos selecionados serão obrigados a financiar pelo menos 15% do custo total do projeto em numerário (para custos como recursos técnicos, pessoal e custos operacionais). Os requerentes podem candidatar-se independentemente ou em consórcio, desde que o consórcio seja uma parceria pré-estabelecida antes da data de publicação deste convite à candidatura.

Os inquéritos sobre esta chamada podem ser enviados por e-mail para o seguinte endereço: uncdf.rfa@uncdf.org cc sophie.pereira@uncdf.org

As propostas devem ser apresentadas antes das 11:59 p.m. (EDT, Eastern Daylight Time) a 12 de agosto de 2021 através da plataforma de submissão online do UNCDF:

https://apply.uncdf.org/prog/apoio_s_inovaes_financeiras_de_um_prestador_de_servios_financeiros_e_de_uma_fintech_na_guin-bissau_para_melhorar_a_incluso_financeira

Other publications in:

Calls for Applications

View publications